Endocrinologia e Obesidade, qual a relação?

O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões – equivale o dobro do total de pessoas de três décadas atrás.

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo e, para o diagnóstico em adultos, o parâmetro mais comumente utilizado é o índice de massa corporal (IMC).

São muitas as causas da Obesidade e o excesso de peso pode estar relacionado a alguns fatores, tais como: herança genética, maus hábitos alimentares, sedentarismo ou, por exemplo, associado a algumas disfunções endócrinas.

O tratamento da Obesidade é complexo e multidisciplinar, sempre realizado de forma individualizada, com foco na modificação dos hábitos de vida relacionados com orientações nutricionais e estímulo à prática regular de atividades físicas. Em alguns casos, podemos associar a esse tratamento o uso de medicações para a perda ponderal, sob orientação de um médico endocrinologista. O paciente deve estar ciente que não existe nenhum tratamento farmacológico à longo prazo que não envolva mudança do estilo de vida.

Quer conhecer os métodos mais eficazes para o tratamento da Obesidade e que garantem bem-estar? Agende uma consulta a Endocrinologista na Santtare!

 

Dra. Aline Pereira

Médica Titulada em Endocrinologia e Metabologia

CRM Nº 21203

RQE Nº 14542

28/08/2024

Leia também

Geral

24 jul 2024

Tireoidite de Hashimoto, saiba o que é!

Geral

9 mar 2024

Você sabe realmente o que é o Diabetes e como se prevenir?

Geral

29 jan 2024

Você já pensou na importância de priorizar o autocuidado?